APACD

Associação Pontagrossense de Assistência a Criança com Deficiência
Escola de Educação Especial Noly Zander

ESTIMULAÇÃO ESSENCIAL – 0 A 03 ANOS

A Estimulação Essencial é o programa educacional especializado e preventivo destinado às crianças na faixa etária de zero a três anos, com quadro evolutivo decorrente de fator genético, orgânico e/ou ambiental.  Por intermédio desse Programa, estimulam-se os processos cognitivos e motores, visando alcançar o pleno desenvolvimento da criança.   Isso ocorre por meio de atividades educacionais e psicopedagógicas concebidas por professores especializados e em colaboração com a família, sendo complementado com atendimentos clínico-terapêuticos.

PRÉ- ESCOLAR – 04 a 05 ANOS

A Educação Pré-Escolar é destinada às crianças na faixa etária de quatro e cinco anos, às quais o trabalho pedagógico é pautado no conhecimento de mundo, compreendendo a aquisição da linguagem oral e escrita, da matemática, da música, das artes, do movimento, da natureza e sociedade, concomitantemente às áreas do desenvolvimento cognitivo, motor e socioafetivo que se encontram defasadas, em consequência da deficiência e/ou transtornos.

Crianças de 0 a 4 anos

O amor transforma pessoas

pessoas transformam o mundo

Ensino Fundamental, anos iniciais - 1º e 2º ciclo (6 a 15 anos)

 

o Ensino Fundamental na Escola de Educação Básica, na modalidade Educação Especial, é organizado em um Ciclo Contínuo, com duração de dez anos, destinado a educandos com Deficiência Intelectual, Múltiplas Deficiências e Transtornos Globais do Desenvolvimento na faixa etária de seis a 15 anos.

 

Educação de Jovens e Adultos – Fase I, do 1º ao 5º ano, em etapa única

A avaliação é realizada em função dos conteúdos, utilizando métodos e instrumentos diversificados, coerentes com as concepções e finalidades educacionais

A criança aprende brincando

e brincando ela é feliz

Educação Fisica

Proporciona ao aluno o conhecimento, a sistematização, a reflexão e a ressignificação das práticas de movimentação do seu corpo, dentro do ensino especial, essas atividades físicas/corporais são adaptadas por meio de brincadeiras, jogos, esportes, ginásticas, danças e lutas a fim de proporcionar  a  assimilação  das  lógicas  intrínsecas  nestas  práticas,  tais  como:  regras,  códigos, rituais,  organização,  táticas  e socialização, visando a promoção do desenvolvimento global do estudante.

 

Arte

Flexibilizar e integrar as linguagens expressivas, artes visuais, música, dança e teatro com as áreas que estruturam o cognitivo no desenvolvimento da percepção, imaginação, raciocínio criativo e sensibilidade, tornando o aluno agente desafiador e

incentivador das aprendizagens, nos processos interdisciplinares, utilizando-se de recursos e  referências verbais e não verbais, por meio do fazer artístico. Articular e integrar as diferentes linguagens: visual, musical, dança e teatro com as demais áreas do conhecimento, a fim de contribuir com o desenvolvimento cognitivo, afetivo, social e cultural, por meio do fazer artístico.

Nosso horário de atendimento é de segunda a sexta das 8:00 as 17:20 horas